Educação Financeira

3 Opções de investimentos para o investidor com perfil moderado

Por
Voltar

Você já deve ter escutado falar que os juros e a inflação não param de subir, correto?

A inflação é o resultado de um movimento na oferta e demanda de bens e serviços. São vários os fatores que influenciam a inflação, como o preço das matérias-primas e os mercados consumidores globais – as chamadas commodities, como petróleo e trigo.

Para manter a inflação sob controle e evitar novos aumentos de preços, o Banco Central aumenta a Selic, a taxa básica de juros do país. Ela é uma referência para as outras taxas de juros que os bancos consideram quando você faz a aquisição de uma operação de crédito, como o rotativo do cartão e o cheque especial.

Entendi Luis, mas o que essas informações podem me ajudar?

Com esses aumentos consecutivos, muitos investidores estão optando por colocar seu dinheiro em investimentos que proporcionam mais segurança. As altas taxas de juros são benéficas para quem investe porque o retorno das aplicações de renda fixa está aumentando.

Mas calma! Não saia aplicando seu capital ‘as cegas’! Antes de qualquer coisa, entenda qual é o seu perfil de investidor, em seguida, daremos 3 opções de investimentos para investidores que se enquadram com perfil moderado. Confira!


Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos


O que é o Perfil de Investidor?

O perfil de investidor, nada mais é que um questionário realizado no processo de abertura de conta em corretoras de valores mobiliários. O teste é bem simples e tem como objetivo ajudar o investidor a entender quais tipos de riscos ele está suscetível e disposto a correr em suas aplicações.

Perfil de Investidor Conservador:

Um perfil de investidor conservador é para aqueles com menor capacidade de assumir riscos. Normalmente, os investidores categorizados dessa forma, priorizam a segurança mesmo que a lucratividade seja limitada ou baixa.

Como resultado, em geral, os poupadores/conservadores colocam a maior parte do seu dinheiro em investimentos de renda fixa (CDB,LCA,LCI e LC). Como consequência, esses investimentos são mais previsíveis em termos de políticas de retorno e podem contar com alternativas garantidas (FGC), aumentando suas chances de proteger seus ativos.

Moderado: riscos com cautela

O perfil moderado do investidor considera aqueles que podem arcar com uma eventual perda em troca de maior potencial de ganhos. Portanto, os moderados são investidores que podem assumir mais riscos em troca da oportunidade de obter retornos mais altos.

Por exemplo, na composição do portfólio, a renda fixa (debenture, CRI, CRA e Tesouro Direto) e a renda variável (Ações, fundos multimercados e internacionais) costumam ser equilibradas pela alocação de diferentes ativos. Dessa forma, eles equilibram o risco com os benefícios em relação aos retornos.

Clube dos arrojados, agressivos ou experientes:

Um perfil de investidor agressivo, prevê maior tolerância ao risco. Os investidores que se enquadram nessa categoria podem tolerar perdas maiores, desde que isso signifique uma oportunidade para retornos mais altos.

Por isso, é comum que eles tenham uma parcela maior de renda variável em sua carteira (ações, opções, mercado futuro, fundos de ações, BDR e ETFs). Investidores arrojados também costumam empregar estratégias mais sofisticadas e complexas para conquistar seus objetivos, como por exemplo, operações estruturadas envolvendo derivativos da B3, operações de daytrade e long and short.

A necessidade dessa análise é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) como um primeiro passo. A partir do resultado do perfil de cada investidor, a corretora ou instituição financeira deve oferecer ao cliente os produtos e investimentos mais adequados a seu perfil.

Se um investidor quiser comprar um ativo que está fora de seu perfil de investidor, ele deve primeiro assinar um contrato, um termo, declarando consciência de risco.


Começando a investir? Obtenha agora um ebook grátis com 4 dicas de investimentos


Meu perfil de investidor é moderado, onde devo aplicar meu capital?

Depois de entender o que é um perfil de investidor, você deve conhecer alternativas que se encaixam em sua modalidade. A seguir, confira 3 das principais categorias de investimento indicados para investidores com perfil moderado.

1 – Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um dos títulos públicos que podem ser negociados na plataforma do Tesouro Direto. Ele incorpora investimentos de retorno fixo, pós fixado e híbrido, ou seja, aqueles em que a rentabilidade, ou pelo menos sua lógica de cálculo, é conhecida antes da aplicação ser efetuada.

Este título funciona como um empréstimo do investidor ao Governo Federal. Em troca, você receberá o valor investido dentro de um prazo fixado, além de uma taxa de juros – tornando o Tesouro Selic um dos investimentos mais seguros disponíveis.

O Tesouro Selic paga ao investidor, 100% da variação da taxa Selic. E possui liquidez diária, o que significa que você pode resgatar seu investimento em qualquer instante. Sempre lembrando que o resultado do investimento, poderá ser afetado pela flutuação diária do preço da cota do TD.

2 – Ações

A renda variável pode ser uma característica relevante de uma carteira de investimentos para um investidor com perfil moderado/agressivo. Entre as muitas opções, destaca-se uma contribuição em forma de ações. Nesse caso, o investidor compra uma parcela do capital social de uma empresa e ganha o direito de participar de seus lucros e assembleias.

A rentabilidade, então, é obtida de duas formas, a primeira é pela valorização dos papéis(do preço das ações negociadas), o que significa vender por um preço mais alto que o valor de compra. A outra é pela distribuição de proventos, como os dividendos e juros sobre capital próprio.

3 – Fundos Multimercados

Os fundos multimercados podem ser aplicados para diversificar seu portfólio e, dependendo da estratégia podem se adequar a um perfil razoável. Uma das principais características é que os fundos investem em diversos produtos financeiros.

Existem fundos que misturam renda fixa e renda variável, outros fundos combinam ações e ações de outros fundos e até mesmo fundos vinculados a oportunidades internacionais. Assim, é possível acessar uma grande variedade de investimentos, de forma fácil e com possibilidade de consolidar um bom desempenho.


Aprenda a operar opções com o nosso treinamento Invista em Opções


Conclusão

Agora você já sabe o que é um investidor moderado e quais investimentos são adequados para esse perfil. Aproveite as informações que fornecemos neste artigo para tomar decisões mais eficientes na sua carteira.

E não se esqueça: respeitar seu perfil e avaliar as alternativas disponíveis no mercado antes de investir são cuidados necessários.

Você tem perfil moderado, mas ainda está com dificuldades para montar uma carteira diversificada por conta própria? Conte com nossa assessoria especializada para tomar as melhores decisões de investimento. Entre em contato conosco!


Banner