Educação Financeira

8 Livros sobre investimentos para iniciantes que você precisa ler agora!

Voltar

A leitura é a melhor forma de adquirir novos conhecimentos. Se você ainda não tem muita experiência no mercado financeiro – mas se interessa pelo assunto, precisa conhecer alguns livros sobre investimentos para iniciantes.

Essas obras permitem que o investidor aprenda cada vez mais e tome decisões cada vez mais conscientes. Afinal, antes de investir, você deve ter em mente os seus objetivos e conhecer os riscos e as possibilidades do mercado financeiro.

Continue a leitura e conheça 8 livros sobre investimentos que podem ser úteis para quem está começando a investir – seja na renda fixa ou na renda variável. Não perca!



Começando a investir? Obtenha agora um ebook grátis com 4 dicas de investimentos



1. Os Segredos da Mente Milionária

Antes de alcançar a independência financeira, T. Harv Eker teve que entender como funcionava a mente dos milionários. Somente após esse entendimento foi possível trilhar seu caminho em direção ao sucesso.

Nessa obra, o autor resume as diferenças entre a forma como as pessoas medianas e milionárias lidam com a vida, com seus negócios, relacionamentos, hábitos e dinheiro. Durante a leitura, você vai rever conceitos que podem ser os responsáveis por afetar seus resultados — tanto de forma positiva quanto negativa.

Por isso, é um livro muito interessante para quem ainda tem pouca experiência no mercado financeiro.

2. Pai Rico Pai Pobre

Pai Rico, Pai Pobre é um livro sobre fazer investimentos inteligentes que não pode ficar de fora dessa lista. A linguagem simples de Robert T. Kiyosaki faz com que ele consiga transmitir os conceitos sobre dinheiro de forma clara.

O livro é baseado na história de vida do próprio autor, cujo pai era um funcionário público que nunca conseguiu enriquecer. Já o pai de um amigo se transformou em um dos homens mais ricos da região e transmitiu seus ensinamentos para Robert.

A leitura é fluida e repleta de lições. Ao final, você mudará a forma como se relaciona com o dinheiro. Como consequência, poderá investir melhor.

3. Investimentos Inteligentes

Escrito pelo renomado consultor e educador financeiro Gustavo Cerbasi, esse livro tem linguagem clara e objetiva – e é um dos melhores sobre investimentos em geral. Nessa obra, o autor explora os vários tipos de investimentos de forma simples.

Além de ser uma espécie de enciclopédia sobre o assunto, “Investimentos Inteligentes” é uma obra que apresenta grande utilidade prática. Ela é ideal para quem ainda não entende a ampla gama de produtos do mercado financeiro.

Outro ponto positivo do livro é que ele aborda sobre a alocação de ativos e a estratégia de diversificação da carteira de investimentos. Essa mesma técnica é utilizada por grandes investidores no longo prazo.

4. O Homem Mais Rico da Babilônia

Por meio de uma coletânea de parábolas baseadas na antiga Babilônia, George S. Clason constrói uma narrativa com histórias envolventes e linguagem simples. O objetivo é mostrar como pessoas comuns foram capazes de construir uma das civilizações mais ricas do mundo.

Apesar de ter sido escrito em 1926, o livro apresenta uma série de lições que ainda são atuais. O autor trabalha com questões relacionadas a conhecimento financeiro, disciplina e paciência para investir.

5. Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffett

George Soros e Warren Buffett são dois megainvestidores que servem de inspiração para quem quer traçar uma trajetória de investimentos inteligente e vencedora. O autor, Mark Tier, consegue traçar um paralelo entre os investidores, que têm perfis muito diferentes.

Por meio de um extenso estudo, Tier identifica como eles lidam com os investimentos. Assim, o autor cria os 23 hábitos que os dois megainvestidores têm. Essas lições são importantes para tomar as melhores decisões na hora de alocar seu capital.

Esse é um dos melhores livros para quem deseja investir na bolsa, pois traz muitos ensinamentos preciosos de grandes nomes do mercado.

6. O Investidor Inteligente

Esse é um dos livros para investimentos mais importantes da história. O autor, Benjamin Graham, é o mentor de Warren Buffett – o investidor mais conhecido do mundo. A obra é fundamental para todas as pessoas que desejam fazer investimentos mais inteligentes.

Publicado originalmente em 1949, passou por revisões e atualizações. Um dos revisores é Jason Zweig, que acrescenta, ao final de cada capítulo, informações relevantes sobre os conceitos apresentados por Graham.

A obra reúne princípios úteis tanto para quem quer investir, especialmente, na bolsa de valores. Temas importantes são abordados, como alocação de ativos, diversificação, análise fundamentalista e o impacto dos custos no longo prazo.

7. Filosofias de Investimento

Aswath Damodaran, autor do livro, é uma das grandes referências quando o assunto é análise fundamentalista. No entanto, essa obra não trata apenas desse assunto, mas faz um panorama sobre diversas estratégias de investimentos.

O livro é muito útil para os investidores que ainda não encontraram uma estratégia sólida e confiável para investir. Os conceitos apresentados são simples e ajudam a dar um direcionamento para as aplicações.

Com tantas informações presentes na obra, é interessante ler e fazer anotações. Ao final do livro, você estará mais preparado para enfrentar a complexidade do mercado financeiro. Assim, fica mais fácil encontrar a estratégia certa para você.



Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos



8. Independência Financeira

Escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, esse livro foi baseado em “Pai Rico, Pai Pobre”. O objetivo é dar continuidade à obra original e aprofundar o conhecimento.

Em “Independência Financeira”, os autores revelam os motivos pelos quais algumas pessoas trabalham menos e ganham mais dinheiro, pagando menos impostos. Além disso, elas sentem-se mais seguras financeiramente do que outras.

O principal motivo para isso está no quadrante em que os indivíduos estão gerando suas rendas. O conceito de ser, fazer e ter é apresentado para mudar a sua mentalidade.

O livro também aborda questões sobre escolher novas direções e um novo futuro financeiro. Os ensinamentos são pautados em 7 etapas e ajudam o leitor a buscar a independência financeira em um mundo de constantes mudanças.

Esses são 8 dos melhores livros sobre investimentos para iniciantes. Aproveite o tempo livre para colocar a leitura em dia e aumentar os seus conhecimentos. Lembre-se de que informação nunca é demais quando o assunto é investimento!

Gostou do conteúdo? Então complemente a leitura e confira 7 erros que todo iniciante na bolsa de valores comete



Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos



Curso Trava Estruturada de Renda FIxa

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.