Educação Financeira

Assessoria financeira: por que vale a pena ter uma?

Voltar

Você sabia que pode contar com o apoio de uma assessoria financeira no momento de investir? Ela é um tipo de serviço gratuito oferecido por escritórios vinculados a instituições financeiras. Para isso, eles contam com o trabalho do agente autônomo de investimento (AAI).

O profissional é especializado no mercado financeiro e pode ajudar investidores de acordo com o seu perfil e os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, você pode utilizar as informações compartilhadas pelo AAI para montar uma carteira de investimentos mais diversificada e personalizada.

Neste artigo, você entenderá o que é, como funciona e por que vale a pena contar com a ajuda de uma assessoria de investimentos. Vamos lá?

Quem é o agente autônomo de investimento?

O primeiro ponto para compreender melhor o assunto é entender quem é o AAI. O serviço pode ser ligado a uma pessoa física ou jurídica — que obtém registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O AAI soluciona as dúvidas dos investidores sobre investimentos e apresenta as opções disponíveis no mercado, de maneira geral. É importante destacar que ele não pode recomendar produtos ou dizer onde investir o dinheiro.

Logo, o trabalho é de aproximar você das alternativas de investimentos disponíveis. Ele considera o perfil e os objetivos de cada pessoa para apresentar as oportunidades. Assim, o investidor pode tomar a melhor decisão de acordo com as informações apresentadas.



Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos



O que é uma assessoria de investimentos?

Assessoria de investimentos é um serviço prestado pelos agentes autônomos de investimentos a investidores brasileiros de forma personalizada e exclusiva. O atendimento é gratuito — oferecido por escritórios associados a corretoras de valores.

O acompanhamento da carteira de investimentos também costuma ser periódico. Afinal, seus objetivos podem mudar ao longo do tempo. Por isso, o apoio do agente autônomo em relação ao investidor não termina quando você começa a investir.

O foco do AAI é acompanhar de perto cada um de seus clientes. E, claro, ajudá-los sempre que necessário – e quando solicitado.

Como a assessoria de investimentos funciona?

Agora que você sabe o que é uma assessoria de investimentos, é o momento de entender o funcionamento da atividade. O serviço acontece de forma individual e o AAI tem o objetivo de possibilitar conexões estratégicas entre o investidor e o mercado financeiro.

Durante o auxílio, o profissional foca nos objetivos e nas necessidades individuais dos investidores. Assim, ele é capaz de apresentar as possibilidades de investimento e ampliar os horizontes dos clientes.

É importante ressaltar que as regras não permitem que o profissional administre ou gerencie o patrimônio dos investidores. É você quem toma as decisões, baseado nas próprias preferências. Quando há solicitação do cliente, o agente pode mediar operações no mercado financeiro.

O que o diferencia o assessor do gerente de banco?

O gerente de banco é um profissional conhecido entre os brasileiros. Assim, é comum confundir o trabalho do assessor com a atuação do gerente. Mas existem diferenças significativas entre seguir as orientações dos gerentes de bancos e contar com o apoio de um assessor de investimentos.

Muitas vezes, as instituições bancárias são vistas como mais seguras e experientes no mercado. No entanto, é preciso considerar que o foco delas não é investimento. Então, os gerentes não são especializados no assunto — eles também precisam entender de financiamentos e outros produtos.

Além disso, eles geralmente não partem das necessidades dos clientes na hora de apresentar as alternativas para investir. Muitas vezes, são direcionados por metas em determinados produtos (que não costumam ser vantajosos para o investidor).

A assessoria, como você viu, é um serviço totalmente focado em investimentos. Outra diferença dela é que protege os investidores dos conflitos de interesses que possam existir. Assim, há uma maior proximidade do assessor com as necessidades do cliente.

Quais as vantagens da assessoria financeira?

Existem muitas vantagens de contar com ajuda especializada no momento de investir. Confira algumas razões para contratar uma assessoria financeira no seu dia a dia:

Não tem custos

Contar com a assessoria de investimentos não envolve custos extras para o investidor, pois não é ele que remunera diretamente o AAI. O profissional trabalha para uma instituição financeira — que é a responsável pela remuneração.

Assim, o serviço pode ser considerado uma cortesia das corretoras de valores. Como o assessor não precisa bater metas em investimentos específicos, ele busca lhe apresentar opções que estejam de acordo com as suas preferências e seus objetivos.

Ajuda a seguir o seu perfil de investidor

Conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para fazer escolhas de acordo com as suas expectativas e tolerância ao risco. Por isso, a assessoria de investimento lhe ajuda a entender quais tipos de investimentos estão mais alinhados ao seu perfil – a fim de auxiliá-lo a investir seu patrimônio de maneira mais adequada.

Permite ter uma carteira adequada

Cada investidor tem as próprias características e elas devem ser respeitadas. Logo, o ideal é que suas escolhas estejam sempre alinhadas ao seu perfil e aos seus objetivos. O assessor ajuda ao lhe apresentar os investimentos que podem ser mais adequados ao seu caso.

Sabe por que isso é importante? Porque ajuda a minimizar riscos dos investimentos e a ter uma carteira que realmente atenda às suas necessidades. Um portfólio personalizado também permite alcançar um melhor equilíbrio entre rentabilidade e risco e conquistar os seus objetivos.

3 Dicas para escolher a melhor assessoria de investimentos

Depois de entender as características e diferenciais da assessoria de investimentos, é hora de saber como escolher um bom escritório de investimentos para fazer seus aportes e multiplicar seu patrimônio. Para isso, é fundamental ficar atento a alguns critérios importantes. Confira quais são!

1. Analise a qualificação dos profissionais

Verifique a qualificação dos assessores que atenderão você. É importante que eles conheçam bem o mercado financeiro. Além disso, precisam ter uma boa didática para explicar os riscos e as oportunidades de uma forma que o investidor compreenda.

2. Confira o feedback dos clientes

Acompanhar o feedback de clientes e ex-clientes é uma das formas mais eficientes para identificar a melhor assessoria para você. Uma dica é consultar as redes sociais do escritório, conversar com outras pessoas e também pesquisar se a empresa tem reclamações em sites de apoio ao consumidor.

3. Verifique se a assessoria é reconhecida

Analisar o histórico da assessoria de investimentos no mercado é fundamental. Portanto, cheque as referências do escritório e conheça a reputação dele no mercado, frente aos seus clientes e parceiros.

Neste post, você entendeu o que é a assessoria financeira e viu por que vale a pena contar com ela no momento de investir. Então coloque as informações em prática na hora de escolher a melhor equipe para lhe acompanhar nesta jornada!

Quer continuar aprimorando os seus conhecimentos em investimentos? Então confira os materiais gratuitos no nosso blog!



Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos



Curso Trava Estruturada de Renda FIxa

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.