Educação Financeira

Como viver de trading? 5 Dicas para ter sucesso!

Por
Voltar

Enquanto muitos investidores procuram retornos com a bolsa de valores visando o longo prazo, há quem busque lucros em um período mais curto. Esses são os especuladores, que optam por viver de trading ou buscam uma renda extra nessa atividade.

Quando levado como profissão, essa é uma maneira de trabalhar de forma autônoma com operações de compra e venda de ativos e derivativos no mercado de capitais. Contudo, apesar do alto potencial de ganhos, é fundamental entender os altos riscos envolvidos ao se tornar um trader.

Quer saber como operar na bolsa de valores para viver de trading? Acompanhe 5 dicas para ter sucesso no mercado de ações com essa prática!


Começando a investir? Obtenha agora um ebook grátis com 4 dicas de investimentos


O que é trading?

Antes de listar as principais dicas para ter sucesso ao viver de trading, é necessário explicar o que isso significa. A prática é voltada para a negociação de ações e derivativos na bolsa. Assim, o trader faz a compra e venda, buscando ganhos em prazos curtos (horas, dias, semanas ou meses).

Dessa forma, é uma atividade de especulação no mercado de capitais, em que lucros podem ser obtidos por conta da oscilação dos preços em curto período. Por exemplo, o trader pode comprar um papel e vender em um prazo curto, diante da valorização.

Ele também pode aproveitar os períodos de baixa e ter retorno mesmo com a queda de preços. Nesse caso, vende um ativo para comprá-lo depois por um preço mais barato. Contudo, é preciso saber montar operações vencedoras para ter sucesso.

Devido às possibilidades de lucro, a ideia de viver de trading atrai muitas pessoas. Porém, é preciso considerar que são operações de alto risco — os ganhos podem ser grandes, mas as perdas também. Afinal, se o mercado se comportar de forma contrária à sua posição, o resultado é negativo.

É possível viver de trading?

Depois de entender o conceito geral de trading, surge a dúvida se é possível viver com operações de especulação na bolsa de valores. É viável sim ter o trading como um trabalho ou renda extra — desde que o especulador conheça o mercado financeiro e esteja preparado para os riscos.

Para, de fato, ter sucesso nessa jornada é preciso saber avaliar tendências e diferentes cenários. Isso porque não se trata de uma prática baseada em “achismos” ou em uma aposta. As decisões são embasadas em análises, visando perceber oportunidades na volatilidade do mercado.

Além da possibilidade de lucro com as rápidas oscilações de preços, há a vantagem de ser um trabalho flexível. Quem vive de trading pode organizar seus horários e as operações podem ser feitas de qualquer lugar, trazendo versatilidade para sua rotina.

Um ponto importante para quem decide realizar a compra e venda de ações e derivativos em um curto período é a possibilidade de adotar diferentes estratégias. Entre elas, estão:

day trade — a negociação ocorre no mesmo dia, podendo ter o intervalo de minutos ou horas. Exige, portanto, um acompanhamento mais intenso da movimentação dos preços e comportamento do mercado;

swing trade — a negociação ocorre em um intervalo de dias ou semanas. Assim, as operações não são encerradas no mesmo dia e não é preciso acompanhar tão de perto todas as oscilações de preços;

• position trade — as operações levam um tempo ainda maior para serem finalizadas, geralmente, alguns meses.


Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos


Quais as 5 dicas para aumentar as chances de sucesso no trading?

Se você está interessado em viver de trading, é preciso saber como mitigar os riscos dessa operação. Acompanhe 5 dicas para ter sucesso com a especulação na bolsa de valores:

1. Estude o mercado

Como você pode ter percebido, o trading não é uma atividade simples. Por isso, o primeiro ponto para reduzir os riscos das operações é conhecer o mercado financeiro e toda a sua dinâmica. Estudar e ter experiência em operar na bolsa são fatores importantes para lucrar com o trading.

Entender o funcionamento das ações e de outros investimentos ajudará você a ter um olhar mais treinado para as movimentações da bolsa. É necessário também estar atualizado quanto às tendências do mercado, a fim de identificar as melhores oportunidades.

2. Faça análises

Para ter sucesso como trader, é essencial fazer a análise técnica dos preços, por meio de gráficos e tendências. Isso permite identificar as potencialidades de ganhos nas oscilações. Desse modo, é necessário estudar a estratégia para basear suas decisões.

Ao avaliar os preços e volumes de transações ele pode encontrar oportunidades. Com isso, há mais subsídios para montar a sua estratégia e realizar as operações de compra e venda de modo a minimizar os riscos.

3. Utilize simuladores

Até que você ganhe experiência como trader, uma dica pode ser aprender a operar utilizando simuladores. Essa é uma estratégia para se aprofundar com as análises e testar operações sem colocar seu dinheiro em risco.

4. Tenha cuidado com o efeito manada

Viver de trading é ter uma rotina altamente dinâmica. Assim, ela exige rapidez na tomada de decisão — e foco na sua técnica. É preciso ter cuidado especial com o efeito manada, para não fazer operações apenas porque outras pessoas estão fazendo.

Para evitar erros e prejuízos por conta disso, foque na sua estratégia. Desse modo, será mais fácil avaliar notícias e projeções sem se deixar levar ou tomar decisões irracionais.

5. Tenha controle emocional

Por fim, quem decide viver de trading deve ter um controle emocional. É necessário entender que as oscilações de preço fazem parte do processo. Logo, avaliar as possibilidades de perdas e saber organizar suas operações é essencial.

Para ter mais tranquilidade, a dica é se valer de mecanismos de proteção, que ajudam a evitar grandes prejuízos. Um deles é o stop loss, em que sua saída da operação é automatizada quando as perdas alcançam um limite determinado.

Como você viu, é possível viver de trading. No entanto, como envolve operações de maior risco, é necessário ter em mente as 5 dicas apresentadas neste artigo. Além disso, você pode contar com uma assessoria de investimentos para entender melhor as possibilidades que o mercado oferece.

Quer saber mais sobre como comprar e selecionar ações? Faça nosso curso gratuito e comece a planejar sua jornada como trader!


Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos



Calculadora de IR