Em uma apresentação com investidores, organizada pelo Goldman Sachs, nesta segunda-feira (8), Campos Neto, presidente do BC, falou sobre a intenção do Comitê de Política Monetária (Copom) em reduzir a taxa Selic em até 0,75% novamente.
Segundo colocado na apresentação, isso pode vir a acontecer na próxima reunião do Comitê, que será realizada nos dias 16 e 17 de junho, “dependendo do cenário fiscal e dos dados econômicos”.
A taxa encontra-se atualmente a 3,00% ao ano e teve a última redução em uma reunião acontecida no dia 6 de maio. A redução foi de exatamente 0,75%, decidida por unanimidade, levando a taxa ao menor patamar de juros da história.
De acordo com informações da apresentação, o Copom recomenda mudanças diante da situação atual para que possam ser neutralizados os efeitos econômicos da crise do novo coronavírus.
Ainda na apresentação, Campos Neto diz que “políticas monetárias e fiscais têm papéis bem definidos”, e se “não forem gerenciados de forma adequada, os problemas de liquidez podem se tornar problemas de solvência”.
A apresentação na íntegra está publicada no site oficial do Banco Central.