Educação Financeira

O que é pullback e como esse movimento influencia suas análises na bolsa?

Por
Voltar

Não há como pensar em renda variável sem considerar a oscilação de preço dos ativos e derivativos financeiros. Adeptos da análise técnica costumam visualizar nos gráficos momentos em que os preços param de subir (ou cair), retornam e, depois, continuam na direção anterior.

Esses retornos podem indicar o que é conhecido como pullback. Conhecer o conceito e saber como o movimento influencia nas suas análises é importante. Tanto o investidor — que costuma focar no longo prazo — quanto o especulador, que busca lucros imediatos, podem se beneficiar dele.

Portanto, acompanhe este artigo e saiba como tirar proveito do pullback para ter maiores chances de êxito no mercado.


Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos


O que é a análise técnica?

Para entender o conceito de pullback é preciso ter um pouco de conhecimento de análise técnica. Afinal, a sua ocorrência é mais fácil de ser identificada através dos gráficos proporcionados por essa escola de análise do mercado.

A análise técnica ou gráfica é uma forma de leitura do mercado através de figuras gráficas — geralmente candlesticks. Uma sequência de candles forma o histórico de preços e padrões gráficos, que ajudam o analista a tomar suas decisões no mercado.

Segundo a teoria de Charles Dow, um dos pais da análise técnica, o mercado se move em tendências. São três as principais tendências existentes:

• alta — quando os preços estão subindo, pressão compradora dominante;

• baixa — quando os preços estão caindo, pressão vendedora dominante;

• lateral — quando os preços estão sem direção definida, pressões semelhantes entre compradores e vendedores.

Dow comparava os diferentes tipos de tendência com a movimentação do mar e suas ondas. No momento em que a maré está subindo, cada nova onda quebra um pouco mais alto que a anterior e depois recua. Na sequência, volta a ganhar força e avança ainda mais sobre a praia, e assim por diante.

No mercado financeiro, Charles Dow percebeu que não era diferente. Ele observou que dificilmente o preço subia ou descia repentinamente. Embora isso possa acontecer, é mais comum subir (ou cair), retrair e retomar o movimento anterior com mais força.

O que é o pullback?

Pullback trading é o nome dado à retração observada por Charles Dow em relação à movimentação de preços na bolsa. Portanto, pode ser definido como o movimento em que o mercado interrompe a tendência prevalecente e recua — mas não o bastante para revertê-la.

Normalmente, muitos traders utilizam o termo pullback para qualquer retração anterior a uma continuidade de tendência. Outros fazem a distinção entre dois tipos:

• pullback de baixa — é a retração que acontece quando os preços estão caindo, antes de retomarem a queda;

• pullback de alta (ou throwback) — é a retração que acontece quando os preços estão subindo, antes de retomarem a alta;

Tanto o pullback quanto o throwback são termos da língua inglesa que podem ser traduzidos como retração ou retorno. Sendo comum a utilização do nome pullback quando os preços estão em queda e throwback quando estão subindo.

Como ele funciona?

Quem já observou gráficos de alguma ação, contrato futuro, ou o próprio Índice Bovespa consegue perceber que os preços se movem em zigue-zague. Isso representa as frequentes oscilações de alta ou de baixa nos preços ao longo do tempo.

Quando o preço está em alta e alcança um ponto em que não consegue continuar a subir, ele atingiu uma área de suporte. O mesmo acontece na queda — mas nesse caso se chama resistência. Durante os pregões, é normal que os preços variem dentro desses níveis de suporte e resistência.

Em alguns momentos, com o crescimento da pressão (compradora ou vendedora) essas regiões podem ser rompidas. E quando isso acontece é esperado que o mercado faça um pullback para poder ganhar força e retomar o movimento.


Começando a investir? Obtenha agora um ebook grátis com 4 dicas de investimentos


Quais as principais características do pullback?

Agora que você conhece o conceito de pullback e thowback e como eles funcionam, veja as suas principais características:

Temporalidade

Normalmente, o pullback acontece rapidamente. Sua ocorrência costuma se dar após uma mudança brusca na direção que o mercado está seguindo, retornando para a média anterior para, depois, continuar o movimento. Quanto menor o tempo gráfico utilizado, mais ocorrências serão notadas.

Ele também é bastante esperado quando há uma movimentação muito forte do mercado, na expectativa que o preço retorne à média que estava sendo negociada. Esse movimento intenso pode acontecer como efeito de alguma notícia ou acontecimento relevante, por exemplo.

Naturalidade

O pullback é um movimento que segue a naturalidade e traz benefícios para o mercado de modo geral. Isso em razão de marcar um ponto de convergência entre compradores e vendedores. Através dessa marcação, os participantes tendem a abrir e encerrar suas posições.

Direção

Como visto, o pullback pode acontecer em ambas as direções do mercado (alta ou baixa). O pullback de alta (ou throwback) representa uma tentativa de correção dos preços para continuidade na queda. Já no pullback de baixa acontece o contrário.

Contudo, é importante ser mencionado que o movimento de pullback não pode retornar além do início da tendência. Isso porque nesse caso pode se tornar uma reversão — e mudar a força e a direção do mercado.

Como esse movimento pode influenciar as análises na bolsa de valores?

Ao chegar nesse ponto, você já tem um conhecimento considerável sobre o pullback. Porém, ainda é preciso saber como ele pode influenciar em suas análises para tirar proveito desse movimento.

Seja para quem faz day trade ou swing trade na bolsa, ou para quem está investindo, uma das premissas é comprar barato e vender caro — ou vice-versa. Contudo, identificar quando os preços estão baratos ou caros pode ser subjetivo, o que dificulta encontrar um referencial para fazer as negociações.

Nesse sentido, o pullback pode ajudar nessa identificação. Após um rompimento, os preços tendem a alcançar novos patamares. Quando o mercado apresentar um pullback, você terá a oportunidade de ingressar em uma negociação longe do preço máximo ou mínimo atingido, por exemplo.

Além disso, poderá ser uma chance de entrar na mesma direção da tendência dominante do mercado. Por outro lado, ele também pode ser o momento para zerar sua posição e realizar lucro, se isso fizer parte da sua estratégia operacional e for seu objetivo na bolsa de valores.

Sabendo o que é o pullback e como ele funciona, avalie se o uso dele faz sentido para as suas estratégias operacionais. É importante estudar esse e outros componentes da análise técnica para aumentar as suas chances de bons resultados — especialmente na especulação.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe com um colega que ainda não saiba o que é pullback!


Dúvidas sobre o assunto? Se inscreva no canal Luis Outi - Investidor Independente e fique por dentro dos assuntos mais comentados



Banner