Educação Financeira

O que significa call e put nas opções? Descubra!

Por
Voltar

Um dos aprendizados mais interessantes para o iniciante na bolsa de valores tem relação com os termos utilizados. No mercado de opções, encontra-se, por exemplo, duas possibilidades principais desses derivativos. Elas são a call e a put: você sabe o que significa cada termo?

Opções, de modo geral, são contratos derivativos utilizados como forma de proteção (hedge financeiro) ou especulação no mercado. Tudo dependerá dos objetivos do operador dentro da estratégia montada. Então, saber como elas funcionam é importante para operar.

Neste artigo, você aprenderá o significado de call e put para que não cometa equívocos na hora de operar opções. Vamos lá?

O que é o mercado de opções?

O mercado financeiro é repleto de oportunidades. Quem busca comprar ações, por exemplo, pode se valer do mercado à vista. Mas há também os chamados derivativos – que derivam de um ativo – objeto e são negociados com liquidação para uma data futura.

Os derivativos são negociados em mercados distintos. Por exemplo, o mercado de opções permite negociar direitos de comprar ou vender determinado ativo por um preço definido. Quem adquire o direito poderá decidir se deseja exercê-lo na data de vencimento do contrato.

E aquele que oferece as opções precisará cumprir com a obrigação, se o titular do direito manifestar esse interesse. Caso uma opção não seja exercida até o seu vencimento, o direito deixa de ser exigível juntamente com a obrigação – e a opção expira ou virá pó.


Aprenda a operar opções com o nosso treinamento Invista em Opções.


O que são opções?

Como você pode ver, opções são contratos que retratam o direito ou a obrigação de comprar ou vender um ativo no mercado financeiro em data futura. Eles são considerados derivativos no mercado financeiro.

Logo, ao adquiri-los você não está investindo diretamente no ativo. Está negociando o direito ou a obrigação de compra ou venda dele no futuro. Por isso, não se trata de investimento, mas de um veículo para hedge ou especulação.

Para utilizar esses instrumentos, seja para proteção ou especulação, no entanto, é preciso entender como eles funcionam. E conhecer os termos relacionados a eles é fundamental.

O que significa call e put?

Saber o significado de call e put é crucial para quem deseja ingressar nesse mercado. Isso porque esses termos diferenciam o direito de comprar ou vender o objeto da negociação. Logo, fazer uma operação sem conhecê-los pode resultar em grandes prejuízos.

Confira a seguir como eles funcionam!

Opção do tipo call (compra)

As opções de call retratam o direito de compra. Logo, quem compra uma call torna-se possuidor do direito de comprar o ativo por um preço fechado na data especificada. O exercício dessa compra será facultativo e dependerá do preço do ativo no mercado à vista na data de vencimento.

É diferente para quem escolhe vender uma de opção de call. Nesse caso, o vendedor se obriga a oferecer o ativo ao titular da call, caso esse exerça seu direito. Nesse cenário, o vendedor não tem escolha, ele assume uma obrigação e terá que possuir o ativo negociado caso seja exercido.

Assim:

• o comprador da call tem o direito de comprar o ativo;

• o vendedor da call terá a obrigação de vender o ativo.

Em virtude dessas características, a compra de opções de call normalmente é feita quando se acredita na alta do ativo (long call). De modo oposto, a venda de opções de call geralmente é realizada quando se vislumbra a possibilidade de queda do ativo (short call).

Opção do tipo put (venda)

As opções de put representam o direito de venda. Nesse sentido, quem compra uma put torna-se o titular do direito de vender um ativo por preço específico em determinada data. Assim como na call, o exercício do direito de vender fica a critério de seu titular.

No mesmo sentido, é possível ser feita a venda de uma put. Nesse caso, o vendedor se obrigará a comprar o ativo do titular da put, se houver o exercício da opção. Tem-se, portanto, que:

• o comprador da put possui o direito de vender o ativo;

• o vendedor da put terá a obrigação comprar o ativo;

Diante das especificidades da put, sua compra usualmente é feita quando se está diante de um cenário de queda dos preços (long put). No cenário contrário, a venda de opções de put habitualmente ocorre diante da probabilidade de alta dos preços (short put).


Começando a investir? Obtenha agora um ebook grátis com 4 dicas de investimentos.


Quais outros termos vale a pena conhecer no mercado de opções?

Aquele que decide iniciar uma jornada no mercado de opções também deve conhecer outros termos importantes além de put e call.

Confira:

Lançador

O chamado lançador é aquele que vende a opção. No caso da opção de call (compra) o lançador é a figura que se obriga a vender o ativo. No caso da opção de put (venda), o lançador é aquele que se obriga a comprar o ativo.

Tomador

O tomador é a figura do comprador da opção e, portanto, quem tem o direito de escolha. Em relação à opção de call (compra) é o titular do direito de comprar o ativo. No que se refere à opção de put (venda) é o detentor do direito de vender o ativo.

Strike

Strike é o termo que define o preço que deverá ser pago pelo ativo, na data de vencimento da opção – se houver seu exercício.

Prêmio

Prêmio é o termo que define o valor pago para adquirir uma opção. Quem compra ou vende uma opção paga ou recebe, respectivamente, o valor do prêmio.

Conclusão

Agora você sabe o que são opções call e put e como funcionam. Além disso, também conheceu outros termos importantes dentro do mercado de opções. Entender essa e outras possibilidades de operar pode aumentar suas possibilidades na bolsa.

No entanto, tenha cuidado. A renda variável envolve altos riscos. Portanto, além de saber o que significa call e put, é imprescindível estudar bastante esse mercado, bem como entender seu perfil e traçar objetivos antes de operar com opções.

Gostou do conteúdo? Aproveite para deixar um comentário sobre sua experiência no mercado de opções ou dúvidas sobre ele!


Potencialize seus investimentos

Adquira agora uma apresentação gratuita sobre investimentos em opções e saiba mais sobre esses derivativos da Bolsa.

Quero aprender mais sobre opções e suas principais operações.




Banner Palhano Investimentos